Experiências

Na quinta | O pequeno-almoço | A nossa loja | Com os nossos parceiros



Aqui ficam alguns dos nossos prazeres favoritos:

empurrar as crianças nos carros-de-mão
apanhar ovos no galinheiro
dar de comer às ovelhas “Flor” e “Estrela”
fazer um churrasco
fazer um piquenique à sombra de carvalhos
acordar com o sino da igreja
comer fruta no alto da árvore
apanhar cogumelos
apanhar legumes frescos na horta
ler um livro à sombra de uma árvore
dormir uma sesta na rede
observar as estrelas
deslizar na “laje escorregadia”
ouvir o riso das crianças que brincam no baloiço
assistir ao pôr do sol no alto de um penedo
sentir os doces aromas do Verão num passeio de bicicleta
passear na floresta no “sendeiro da Moira”
ser surpreendido por um animal selvagem (um esquilo, um falcão, um javali, um porco espinho…).

Todas estas experiências acontecem nos 8 hectares quinta do Chão do Rio. Cerca de metade da propriedade, a parte sul, é uma área florestal, atravessada por um trilho sinalizado, o “Sendeiro da Moira", onde os hóspedes do Chão do Rio podem entrar em contato com a magia da natureza.



voltar ao topo


O pequeno-almoço



A sua cesta de pequeno-almoço na Chão do Rio, tem tudo o que necessita para preparar um pequeno-almoço reconfortante e saboroso. Certamente, vai ganhar forças para explorar a região. Para lhe dar a conhecer algumas das delícias gastronómicas locais, escolhemos para si:

O Pão cozido em forno de lenha…

Feito na padaria de Travancinha, delicioso em torradas, ou fresco, com requeijão e doce de abóbora, ou apenas com manteiga, quando é entregue, quentinho, na sua porta às 5 da tarde. Não vai esquecê-lo!

O Requeijão da Serra / ou queijo de ovelha curado…

O requeijão da Serra tem um sabor e uma textura únicos. Com o pão cozido em forno de lenha e doce de abóbora, é um verdadeiro festim. No entanto, a época do leite fresco de ovelha não dura sempre, por isso, na estação mais quente substituímos o requeijão por queijo de ovelha curado. O famoso queijo da Serra da Estrela dispensa apresentações.

A Compota de Abóbora…

É feito pela D.ª Emília, com as abóboras da sua horta. Confeccionado em pedaços que se trincam, vai adorá-lo. O Mel da Serra da Estrela… Com sabor a rosmaninho ou urze, percebe-se a diferença do mel da Serra.

O Bolo Negro de Loriga…

"Pensa-se ter mais de 150 anos, esta receita proveniente de Loriga. É um bolo único, com sabor e textura inconfundíveis, original, no formato e cor escura. “Aponta-se como origem provável a sua ligação à ”colónia” inglesa residente em Loriga entre meados do século XIX e princípios do século XX, pela semelhança com o formato do típico bolo inglês e que tradicionalmente acompanha o chá, bebida também profundamente enraizada no local." In www.confrariadeloriga.org

Delicioso, simples ou em torradas com manteiga, vai adorá-lo com o Chá ou café, que também encontra na sua casa da Chão do Rio.

Ovos frescos…

Estes são do nosso galinheiro amovível. Como as nossas galinhas são felizes, os nossos ovos são deliciosos.

Para tornar o seu pequeno-almoço mais nutritivo e saudável, escolhemos ainda o muesli caseiro e fruta da época, que poderá degustar simples ou em salada de fruta. Ou até fazer um sumo de laranja natural com as laranjas que deixamos sempre na sua fruteira (encontra um espremedor na sua cozinha).

É claro que lhe deixamos também todos os outros essenciais como os iogurtes, a manteiga, o fiambre de frango, ou peru, fumados, que para além de mais saudáveis, são também mais saborosos.

O leite e o queijo flamengo, são provenientes das vacas felizes dos Açores e por isso mais gostosos.

E para os seus pequenotes encontra ainda o chocolate-pó, os pães de leite, os biscoitos caseiros e os néctares provenientes de fruta nacional.

Quanto à Água, essa é da Serra da Estrela, claro!

Bom proveito!


voltar ao topo



voltar ao topo


Com os nossos parceiros



voltar ao topo

pt_en_cavalos21.pdf